A importância dos ensaios fotográficos para a autoestima feminina

Nós crescemos vendo fotos em revistas e anúncios de mulheres lindas, bem maquiadas e produzidas e sempre sentimos que nunca estaríamos à altura delas.

Mas e se pudéssemos ser nós ali naquele papel, nos vendo no nosso melhor ângulo, de uma maneira diferente e por que não melhor, do que a que vemos no espelho todos os dias ?

Essa possibilidade existe e está cada vez mais acessível. Muitos fotógrafos, em sua maioria mulheres, oferecem a opção de ensaios fotográficos femininos, que podem ser feitos em estúdios, em ambientes externos ou até na residência das clientes.

Estes ensaios são uma oportunidade para mulheres comuns, que dificilmente teriam a chance de serem fotografadas se enxergarem com outros olhos. Para Camila Rinaldi, 26 anos, decidir fazer o ensaio foi um passo dentro do processo de autoaceitação. “Por ter crescido uma menina fora do padrão, eu achava que precisava emagrecer antes de fazer qualquer coisa na minha vida (incluindo um ensaio fotográfico), e quando comecei o processo de positividade corporal, passei a aceitar que eu morava no meu corpo não importava como ele parecia, tomei coragem e fiz”, conta Camila.

Camila Rinaldi

Para outras mulheres o ensaio faz parte de uma mudança de vida, como se fosse a cereja do bolo, como aconteceu com a Hamanda Araújo, de 28 anos, “Eu sempre quis fazer, mas tinha um pouco de vergonha e não gostava do meu corpo, resolvi mudar meu estilo de vida e quando alcancei um dos objetivos, criei a coragem de fazer”.

Os profissionais que escolhem esse nicho precisam ter bastante sensibilidade e jogo de cintura para conseguirem passar bastante confiança desde o primeiro contato das clientes. A fotógrafa Karla Castro, por exemplo, sentiu que deveria entrar neste ramo depois de ouvir de um fotógrafo que a modelo era feia. “Certa vez, estava conversando com um fotógrafo que tinha feito um ensaio recente e ele comentou que a modelo do trabalho era feia. Eu fiquei chocada e perguntei porque aquela modelo era feia, então a resposta foi inteiramente baseada em aspectos físicos dela, onde ele exemplificou mostrando outras fotografias de modelos “bonitas”. Por um instante, passou um filme na minha cabeça e me lembrei dos momentos que eu fui julgada por estar gorda, afetando diretamente a minha autoestima.

Foi aí que eu senti o chamado, pois muitas mulheres se culpam, assim como eu sempre me culpei, por não estar dentro dos padrões. Quero mostrar através do meu trabalho que beleza é uma questão de perspectiva”, explica a fotógrafa Karla, proprietária da Photo Klick Ellas.

As sessões de fotos duram de 2 a 4 horas em média e os valores variam de acordo com as quantidades de fotos, trocas de roupas e do local do ensaio. O ideal é buscar profissionais que tem experiência neste segmento e que passem bastante confiança e segurança para que o momento seja muito especial e uma inclinação experiência incrível.

Eu mesma fiz um ensaio em março deste ano, como um presente de aniversário para mim mesma e foi sensacional! Desde escolher a profissional, separar os looks, ir se soltando aos poucos, se permitindo, tudo é muito bacana e, na minha opinião, toda mulher deveria ter essa experiência pelo menos uma vez na vida e se enxergar com outros olhos, com mais carinho, na sua melhor versão.

E não é que eu aprendi a gostar das minhas fotos sorrindo ?

Para saber ainda mais sobre como é ser fotografada e também a visão de quem está por trás das câmeras você pode acessar as entrevistas completas aqui:

Camila Rinaldi

Hamanda Araújo

Karla Castro

E quem quiser ver (quase) todas as fotos do meu ensaio, tem uma pasta lá no meu perfil do Pinterest.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s